Motivos que me levaram à criação deste Blog

Caros colegas,

Como prometido, passo aqui, a explicitar os principais motivos que me levaram à criação deste Blog...

Primeiro, o fato de que acredito que este Blog possa vir a se constituir ao longo do tempo em mais um instrumento para engrossar as trincheiras da resistência ao pensamento único. Este tem por motor a ideologia do crescimento econômico e da competitividade do mercado globalizado - fundamentos da "bíblia" neoliberal, aplicados a ferro e fogo pelas transnacionais e acatados docilmente pelas diversas esferas públicas!

Em segundo lugar, decorrente do primeiro, o fato de residir em Mato Grosso há 15 anos, de possuir um sentimento de pertencimento a este território e por isso mesmo não me curvar à versão "oficial" dos fatos, ofertada cotidianamente pelo estreito e uníssono cardápio midiático nacional e mato-grossense, especialmente em Rondonópolis...
Em terceiro lugar, portanto, buscar oferecer uma nova opção aos leitores, partindo da Geografia, no sentido de democratizar a informação, incentivar o debate de idéias e a pluralidade de opiniões. Para tanto parto de uma outra racionalidade, alternativa e comprometida com os pobres, por meio de uma visão crítica dos fatos relacionados à política e ao território Mato-grossense.

Assim, em minhas postagens estarei privilegiando a análise crítica ao novo modelo técnico-produtivo instalado no território mato-grossense, dominado hegemonicamente pelas transnacionais e seus testas-de-ferro tupiniquins. Modelo este vendido cotidianamente pela mídia local, estadual e nacional enquanto único caminho possível (sic) para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.
Em verdade, portanto, trata-se de questionar e confrontar, através do debate de idéias e de fatos, o novo (velho) modelo perverso de desenvolvimento econômico pautado na globalização, que resulta em injustas e persistentes desigualdades sociais e territoriais, como procurarei demonstrar ao longo de minhas postagens aqui!

Valeu!

0 comentários: